fbpx
rfid
RADIOFREQUÊNCIA

Como funciona o RFID

A etiqueta inteligente RFID é um sistema composto basicamente por um chip de silício (circuito eletrônico integrado) e antenas. Este sistema responde aos sinais de uma base transmissora ou receptora. Esta, por sua vez, contém um sistema de processamento de dados.
As informações sobre o item identificado ficam armazenadas no chip RFID, que transmite seu ID e seus dados. Neste momento, a leitora captura estes dados e os envia ao sistema central para que sejam gravados, concluindo o processo de transmissão dos dados.

Vantagens do RFID

RFID não requer contato visual: A etiqueta inteligente RFID é diferenciada e não precisa de uma linha de visão direta entre o produto e o leitor.
Leitura automática, rápida e simultânea: A Tecnologia RFID permite que os dados sejam lidos automaticamente sem intervenção humana, com mais velocidade, especialmente em operações de seleção automática em esteiras com leitura de 500 a 1500 itens por segundo.
Maior capacidade de dados: Etiquetas RFID podem ser gravadas com detalhes do produto, como lote, peso, entre outros. Estas informações são atualizadas durante a cadeia logística.
Banco de dados portátil: As informações armazenadas no chip das etiquetas de rádio-freqüência, dão origem a um banco de dados portátil.
Robustez: Os produtos RFID são resistentes à poeira, sujeira, água, vibrações e outras condições mais severas.

Aplicação do RFID

  1. Gerenciamento da cadeia de suprimentos, ativos, acesso e pessoas;
  2. Gerenciamento de estoques, inventários, armazéns e desperdícios;
  3. Movimentação de materiais e montagem de equipamentos;
  4. Controle de pedágios;
  5. Rastreamento de contêineres, paletes, cargas, animais, veículos;
  6. Serviços postais;
  7. Automação de processos de manufatura;
  8. Rastreamento de produtos controlados e de embarques.
WhatsApp chat